Mais Filmes sobre a África

Mais Filmes sobre a África

  1 -Tsotsi ( um rapaz frio e violento, que vive solitárionuma grande favela, rouba um carro de uma família rica, onde estava um bebê, que ele acaba levando consigo para seu barraco. o filme choca demais pela pobreza extrema, a ignorância e a falta de pespectivas de uma geração. Oscar de filme estrangeiro em 2006. comovente. assist
 2 - Uma Aventura na África - The African Queen (durante a primeira guerra, Humphrey Bogart concorda em levar em seu barco, Katharine Hepburn, a irmã de um reverendo recém-falecido. o caminho através da selva será cheio de perigos e de desavenças entre os dois. apesar das enormes dificuldades das locações, John Huston fez um grande filme, usando bem a boa química entre os atores)
 3 - Entre Dois Amores - Out of Africa (nos anos 1920, Meryl Streep é uma rica dinamarquesa, que vai morar numa fazenda de café no Quênia, com um barão - Klaus Maria Brandauer -, com quem se casou por conveniência. o casal acaba se separando, ele vai embora, mas ela fica. até conhecer um aventureiro inglês - Robert Redford -,que será seu grande amor. longo e tedioso filme de Sydney Pollack, com bela trilha e uma fotografia fantástica)
4 - O Último Rei da Escócia (em Uganda, um jovem escocês torna-se  médico particular do ditador Idi Amin Dada e passa a desfrutar de privilégios, mas também a correr sérios riscos por conta de sua instabilidade e temperamento violento do presidente. a atuação sobrenatural de Forest Whitaker como Idi Amin lhe valeu o Oscar)
5 - O Jardineiro Fiel (Rachel Weisz é uma ativista dos direitos humanos, que é encontrada brutalmente assassinada no Quênia. o suspeito é seu sócio, um médico que está foragido. sentindo-se culpado e incomodado pelas infidelidades da esposa, o marido - Ralph Fiennes -, resolve viajar e descobrir que, por trás do fato, existem interesses de grandes corporações farmacêuticas. ótimo filme de Fernando Meirelles)
 6 - Preto e Branco em Cores (na Costa do Marfim, duas comunidades de colonizadores, franceses e alemães, convivem pacificamente, utilizando os negros como serviçais. até que chega a notícia de que explodiu a primeira guerra e os europeus estão em lados opostos. movidos por patriotismo, os franceses decidem atacar os alemães, utilizando os negros, naturalmente...  inteligente comédia francesa de estreia de Jean-Jacques Annaud na direção, ganhadora do Oscar de Filme Estrangeiro em 1976)
 7 - Lugar Nenhum na África (pouco antes da segunda guerra, uma família judia alemã se muda para o Quênia. aos poucos vão se adaptando e se integrando aos costumes locais. quando o pai é convidado a voltar à Alemanha após a guerra, mãe e filha ficam na dúvida se devem ou não retornar com ele. Oscar de Filme Estrangeiro em 2003)
 8 - Distrito 9 (um blockbuster com idéia, diretor e elenco sul-africanos. uma nave alienígena 'encalha' sobre a cidade de Johannesburg. os seus milhares de tripulantes acabam isolados num gueto, submetidos à violência da polícia local e negociando com contrabandistas. curioso paralelo com o apartheid, neste bom filme produzido por Peter Jackson)
9 - Os Deuses Devem Estar Loucos (grande sucesso internacional do cinema sul-africano de 1980  e provavelmente o único até aqui. uma garrafa de coca-cola atirada de um avião cai próxima a uma aldeia, que acredita ter sido um presente dos deuses. mas a garrafa acaba sendo causa de muitas confusões e um dos nativos é escalado para devolvê-la aos deuses)

 (postado por Maria Aparecida)

Um comentário:

  1. É importante além de utilizá-los em aula, ter um bom plano de aula com objetivos claros e precisos métodos avaliativos para explorar bem tal recurso.

    Parabenizo o grupo pelo blog e os post´s inseridos.

    Adorei também o novo layout.

    Parabéns!!!

    Tutora Bethânia;

    ResponderExcluir